Compensado e MDF

Compensado laminado ou MDF?

No ramo de laboratórios são dois dos tipos de placa de madeira mais utilizados para a fabricação dos mobiliários. Abaixo descrevemos suas características e as principais vantagens de cada um:

Compensado Laminado

São painéis formados de lâminas de madeira sobrepostas e cruzadas, unidas por adesivos e resinas por meio de pressão e calor. Como o próprio nome diz, uma lâmina compensa as tensões no sentido contrário da outra, assim, ao receber peso, as fibras o distribuem melhor, o que torna o conjunto estável.

Utilizamos ainda o Compensado Naval, que nada mais é do que a mesma madeira, porém com o diferencial da cola e da secagem das lâminas, que tem que ter um grau de umidade muito menor do que o compensado comum. Você sabia que o Compensado Naval é um produto utilizado para fazer os móveis de embarcações ? Isso mesmo, justamente por ser muito resistente à umidade.

MDF (Medium Density Fiberboard – painel de fibras de média densidade)

São fibras de madeira aglutinadas e compactadas com resina sintética por meio de pressão e calor. As fibras são pedaços maiores do que as partículas que compõem o MDP e o aglomerado, que são outros tipos de placas, porém de baixa qualidade para móveis de laboratório.

Possui aparência uniforme e lisa, constituído de fibras que deixam a superfície com o mesmo aspecto das bordas. Normalmente são submetidos à algum tipo de tratamento antibactericida e antifúngico e não é atacado por pragas, como cupins mas é sempre bom checar se o material é imunizado.

A Braslab trabalha com os três tipos de placas (compensado laminado, compensado naval e MDF), sendo utilizado cada tipo onde sua qualidade é melhor aproveitada na estrutura do móvel. O compensado naval é utilizado nos rodapés, onde é mais comum o contato com a umidade, já o compensado laminado é aplicado na estrutura do móvel (corpo) por ser mais resistente, principalmente às fixações de portas e gavetas, e o MDF é utilizado nas portas, gavetas e painéis de acabamento por ser um material mais leve.

Independentemente do tipo de placa de madeira, a Braslab somente adquire materiais com certificação para manejo florestal (FSC) e autorizados pelo IBAMA.

Entre em contato:

Tel.: (019) 3874-9106

COMPARTILHE:

Quer reformar seu laboratório?

Entre em contato agora e fale com um de nossos especialistas.
Posts mais lidos